Prémio APHES

Regulamento

A Associação Portuguesa de História Económica e Social (APHES) instituiu, em Assembleia Geral de 17 de Novembro de 2006, um Prémio destinado a galardoar a melhor comunicação na área de História Económica e Social apresentada em cada Encontro anual da mesma Associação por jovens investigadores. 

1

O prémio, no valor de 250 Euros, será atribuído por um júri constituído pelos membros da Comissão Científica do Encontro anual e eleitos, sob proposta da Direcção, na Assembleia Geral do ano anterior ao da realização do Encontro.

§1

O júri pode ser alargado por cooptação de novos elementos, podendo igualmente ser substituídos por cooptação os membros eleitos sujeitos a qualquer impedimento.

2

São candidatas as comunicações apresentadas ao Encontro anual da Associação que preencham os seguintes requisitos:

§1

Terem sido previamente seleccionadas pela Comissão Científica do Encontro para apresentação no mesmo.

§2

Serem de autoria de investigadores em fase de mestrado ou de doutoramento ou tendo concluído o mestrado ou doutoramento no prazo máximo de três anos à data da realização do Encontro.

§3

Serem da autoria de investigadores de nacionalidade portuguesa ou por investigadores estrangeiros desde que estejam a trabalhar numa universidade portuguesa ou cuja comunicação tenha por objecto um tema português.

§4

Serem inéditas, podendo todavia terem sido apresentadas em qualquer outro encontro científico, com excepção de encontros pretéritos da Associação, ou estarem em apreciação para publicação em revistas científicas.

§5

Terem uma dimensão de 8.000 a 12.000 palavras.

3

As comunicações candidatas devem ser enviadas ao Presidente da Comissão Científica do Encontro, por correio electrónico, até 45 dias antes da data da realização do mesmo, acompanhadas de informação relativamente aos requisitos estabelecidos nos parágrafos 2.§2 a 2.§4.

4

As comunicações poderão ser de autoria conjunta, sendo nesse caso o Prémio repartido pelos respectivos autores.

§1

Serão consideradas as comunicações de autoria conjunta em que pelo menos um dos autores preencha os requisitos estabelecidos em 2.§3.

§2

Caso sejam de autoria conjunta, todos os autores devem preencher os requisitos estabelecidos em 2.§2.

5

O júri é soberano, decidindo em total autonomia sobre todas as matérias, desde a sua organização interna até ao mérito absoluto e relativo das comunicações. Dependendo das comunicações apreciadas, o júri pode decidir não atribuir o prémio, podendo igualmente decidir a atribuição de menções honrosas.

6

As decisões do júri serão anunciadas até à data de realização do Encontro e são finais e irrevogáveis.

7

A Direcção da APHES pode suspender em qualquer momento a atribuição do prémio.

8

O presente Regulamento pode ser alterado, no todo ou em parte, por maioria simples dos sócios reunidos em Assembleia Geral.

 

Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Localização: Largo Trindade Coelho, 1200-470 LISBOA
Horário: dias úteis: das 9:30 às 17 horas

A documentação histórica da SCML, acondicionada em cerca de 3,5 km de prateleiras, é constituída sobretudo por documentos em suporte de papel, mas também em pergaminho, fotografias e registos sonoros.
O Arquivo Histórico (AH) coordena e garante o funcionamento e a guarda dos arquivos definitivo e intermédio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), que são constituídos, essencialmente, por documentos produzidos e recebidos pela Instituição, assim como pela biblioteca de livro antigo. Compete-lhe reunir, organizar, descrever, conservar, divulgar e disponibilizar o acervo documental da SCML e da sua Biblioteca Histórica.

Visitar site

Arquivos Municipais da Região de Múrcia

La Comunidad Autónoma ha puesto en marcha el Proyecto Carmesí con el objetivo de conservar el patrimonio documental existente en los archivos históricos de la Región mediante su digitalización. La Fundación Integra colabora en la difusión pública de los documentos históricos a través del portal digital regmurcia.com.

Visitar site

Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro

Sistema de Informações do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, que destina oferecer aos cidadãos o pleno acesso às informações arquivísticas produzidas pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Visitar site

Arquivo Distrital de Bragança

O Arquivo Distrital de Bragança, é um arquivo de âmbito regional, com natureza de Serviço dependente da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), serviço central da administração direta do Estado – integrado no Ministério da Cultura.

Visitar site

Arquivo Distrital de Braga

O Arquivo Distrital de Braga (ADB) foi criado, em 11 de Agosto de 1917, através do Decreto Lei n.3286, determinando-se assim os fundos de que é depositário.
Posteriormente, a incorporação de outros documentos e fundos documentais, nomeadamente o Arquivo particular e diplomático do Conde da Barca, vieram enriquecer significativamente o espólio desta Instituição.

Visitar site

Arquivos Nacionais Ingleses

We collect and secure the future of the government record, from Shakespeare’s will to tweets from Downing Street, to preserve it for generations to come, making it as accessible and available as possible.

Visitar site

Arquivo da Universidade de Coimbra

O Arquivo da Universidade de Coimbra é o depositário da riquíssima documentação produzida e recebida pela Universidade de Coimbra criada, por D. Dinis, em 1 de Março de 1290. Integra ainda os fundos documentais relativos ao Arquivo Distrital, que tem a si agregado.

Visitar site

Portal de arquivos espanhóis

El Portal de Archivos Españoles es un proyecto del Ministerio de Educación, Cultura y Deporte destinado a la difusión en Internet del Patrimonio Histórico Documental Español conservado en su red de centros.

Visitar site

Arquivo dos Médicis

The structure and content for the pilot project of this course was made possible by a grant from the Samuel H. Kress Foundation and the Gladys Krieble Delmas Foundation.

Visitar site

Arquivo Nacional da Torre do Tombo

O Arquivo Nacional da Torre do Tombo é um serviço dependente da Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, serviço central da administração directa do Estado – integrado na Secretaria de Estado da Cultura – e é um dos arquivos de âmbito nacional da rede portuguesa de arquivos.

Visitar site

Archivio Segreto Vaticano

The Archivio Segreto Vaticano pursues it specific activity aimed at preserving and enhancing the deeds and documents related to the government of the Universal Church. It primarily serves the Roman Pontiff and the Holy See and secondly offers its services to scholars of all faiths from all nations.

Visitar site

PT - Sócios

Novos sócios

Como sócio da Associação poderá participar nos encontros anuais, bem como receber a informação periódica de actividades no âmbito da história e económica e social. Nos próximos meses serão divulgadas vantagens adicionais, neste momento em fase de negociação.

Como tornar-se sócio

Para tornar-se sócio deve fazer o download deste formulário e enviá-lo para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Oportunamente receberá indicações para proceder ao pagamento da quota, a que se seguirá a atribuição do seu número de sócio.

Pagamento da quota anual

Quota anual de sócio: 30 euros, pagos por transferência bancária.
Banco: Caixa Geral de Depósitos
Conta nº 069477-830
Titular: Associação Portuguesa de História Económica e Social
IBAN: PT50 0035 0159 00069477830 82
BIC: CGDIPTPL

 

XXXVII Encontro da APHES: O Atlântico na história económica e social

Universidade da Madeira, Colégio dos Jesuítas
Funchal, 17 e 18 de Novembro de 2017

O programa final do Encontro encontra-se já disponível.

Para mais informações visite o site do encontro >

Newsletter mensal APHES

 

A newsletter da APHES é mensal e iniciou a sua publicação em Outubro de 2016.

Tem por objectivo divulgar junto dos seus sócios e outros interessados, conferências, eventos, Call for papers, Call for articles, e publicações na área da história económica e social, não só em Portugal, mas também internacionalmente.

 

Subscrever > 

Notícias

A APHES divulga eventos e notícias no âmbito da história social e económica nas seguintes categorias:

> Call for papers
> Conferências
> Novos cursos
> Publicações
> Prémios

Ir para notícias >

Prémios

A Associação Portuguesa de História Económica e Social promove a projecção nacional e internacional da investigação realizada em Portugal, nomeadamente incentivando os seus associados à publicação e apoiando os jovens investigadores. Os seguintes prémios e apoios estão actualmente em vigor:

  • Prémio Publicação de Mérito
  • Prémio Jovens Investigadores
  • Prémio APHES
  • Apoio a Encontros Científicos

Prémios >

Faça-se sócio

São sócios da APHES, professores de diversas faculdades portuguesas, investigadores e estudantes na área da história económica e social, do Norte ao Sul do país.

Para participar nos Encontros anuais da APHES é necessário ser sócio com as quotas em dia.

 

Saber mais >