About Aphes

The Associação Portuguesa de História Económica e Social aims to contribute to the progress of studies in economic and social history.

The APHES organized 37 yearly scientific conferences. The organization of these conferences is carried out by members of the association in different Portuguese universities. The yearly rotation of the responsibility for organising the annual conference reflects the diversity of the university landscape. It also promotes the development of economic and social history across the national territory.

13ª Conferência Anual Da Sociedade Italiana de Direito e Economia (ISLE - SIDE)

Roma, LUMSA Universidade, 15-16 de Dezembro de 2017

Prazo de Submissão: 10 de Setembro de 2017

A Sociedade Italiana de Direito e Economia (ISLE - SIDE) recebe propostas de trabalhos sobre qualquer tema relativo à Análise Económica do Direito para a sua 13ª conferência anual a realizar em Roma na LUMSA University de 16 a 17 de Dezembro de 2017. A ISLE- SIDE convida contribuições em Direito e Economia, Direito Constitucional e Economia, Direito da Família e Economia, Direito e Economia, História do Direito e Economia Pensamento, Economia Institucional e Nova Institucional, Propriedade Intelectual, Tomada de Decisões Judiciais, Direito e Normas Sociais, Direito e Finanças, Regulação, Lei de Valores Mobiliários e Fiscalidade.

Continue Reading

CFP for the Panel: European Urban Transformations, Transition and Change in European Urban Image Construction

Porto, 28 – 29 de Abril de 2017

Prazo de submissão: 15 de Março de 2017

A 7ª Conferência Global "Europe Inside-Out: Europe and Europeanness Exposed to Plural Observers" visa actualizar uma abordagem e uma compreensão mais amplas da Europa, alargando a plataforma de conferências e workshops regulares para uma arena mais vasta de participantes e disciplinas. É um evento intelectual que aborda o pensamento construtivo. A conferência tem como objectivo permitir alternativas críticas à ortodoxia disciplinar, criando um quadro para a interacção e disseminação da diversidade que tem de se tornar mais uma marca europeia. A conferência também pretende tornar-se um espaço de confrontação construtivo para metodologias alternativas, quebra-cabeças, compreensões inter, multi e transdisciplinares para questões mais amplas e também mais finas de preocupação sobre a Europa de hoje e de amanhã. De certa forma, a conferência torna-se um momento de retorno à especificidade europeia da auto-compreensão crítica através do diálogo e do debate com todas as tradições discursivas ou narrativas que directa ou indirectamente constituem a Europa nas suas facetas plurais. Para saber mais, aceda à página da conferência aqui.

A Grande Guerra e os Açores: da estratégia naval à guerra das trincheiras

Ponta Delgada, Açores, 13 - 16 de Julho de 2017

Prazo de submissão: 5 de Fevereiro a 1 de Abril de 2017

Este encontro visa analisar a relação do Atlântico, com particular ênfase nos Açores, no complexo apoio logístico aos beligerantes, independentemente do palco de guerra ser europeu ou colonial, e as múltiplas dinâmicas envolvidas, sejam políticas, económicas, ideológicas ou geográficas. Da mesma forma, procura valorizar e dignificar não só a memória dos atuantes como o Património material, e imaterial, no ano em que se evoca o bombardeamento da principal cidade açoriana e a criação de uma base naval estrangeira no seu território.

Continue Reading

Pós-doutoramento em História Económica

Universidade de Lund

Prazo de candidatura: 3 de Abril de 2017

O Departamento de História Económica da Universidade de Lund anuncia uma posição como pós-doutorado em História Económica. A posição é a tempo inteiro.

O pos-doc trabalhará principalmente em um projeto de pesquisa sobre desenvolvimento de longo prazo na África do Sul. Realizará também pesquisas independentes em História Económica. Deve estar disposto a interagir com os alunos e participar activamente nas atividades comuns do Departamento de História Económica.

A posição envolve uma quantidade limitada de ensino e / ou supervisão de Teses de Bacharel e Mestrado. Mais informações sobre a posição e aplicação podem ser encontradas aqui.

XVI Congreso de História Agraria -SEHA

# VII Encontro Rural RePort

Santiago de Compostela, 20-23 de Junho de 2018

Prazo de submissão: 28 de Fevereiro de 2016

A História Rural tem vindo a ultra passar quer o seu foco analítico predominantemente nacional e local, quer uma perspectiva interpretativa demasiado centrada na Europa e no Ocidente. Procurando responder aos desafios globais da investigação em História Rural, e na sequência de um primeiro congresso (Lisboa, 2016), a SEHA e a Rural RePort decidem organizar conjuntamente um novo congresso internacional, que terá lugar em Santiago de Compostela (Galiza), de 20 a 23 de junho de 2018. Mais informação em Português, Inglês e Espanhol, aqui.

 

Join the Association

To know how to become a member of the Association click here.