CFP for the Panel: European Urban Transformations, Transition and Change in European Urban Image Construction

Porto, 28 – 29 de Abril de 2017

Prazo de submissão: 15 de Março de 2017

A 7ª Conferência Global "Europe Inside-Out: Europe and Europeanness Exposed to Plural Observers" visa actualizar uma abordagem e uma compreensão mais amplas da Europa, alargando a plataforma de conferências e workshops regulares para uma arena mais vasta de participantes e disciplinas. É um evento intelectual que aborda o pensamento construtivo. A conferência tem como objectivo permitir alternativas críticas à ortodoxia disciplinar, criando um quadro para a interacção e disseminação da diversidade que tem de se tornar mais uma marca europeia. A conferência também pretende tornar-se um espaço de confrontação construtivo para metodologias alternativas, quebra-cabeças, compreensões inter, multi e transdisciplinares para questões mais amplas e também mais finas de preocupação sobre a Europa de hoje e de amanhã. De certa forma, a conferência torna-se um momento de retorno à especificidade europeia da auto-compreensão crítica através do diálogo e do debate com todas as tradições discursivas ou narrativas que directa ou indirectamente constituem a Europa nas suas facetas plurais. Para saber mais, aceda à página da conferência aqui.

A Grande Guerra e os Açores: da estratégia naval à guerra das trincheiras

Ponta Delgada, Açores, 13 - 16 de Julho de 2017

Prazo de submissão: 5 de Fevereiro a 1 de Abril de 2017

Este encontro visa analisar a relação do Atlântico, com particular ênfase nos Açores, no complexo apoio logístico aos beligerantes, independentemente do palco de guerra ser europeu ou colonial, e as múltiplas dinâmicas envolvidas, sejam políticas, económicas, ideológicas ou geográficas. Da mesma forma, procura valorizar e dignificar não só a memória dos atuantes como o Património material, e imaterial, no ano em que se evoca o bombardeamento da principal cidade açoriana e a criação de uma base naval estrangeira no seu território.

Continue Reading

Pós-doutoramento em História Económica

Universidade de Lund

Prazo de candidatura: 3 de Abril de 2017

O Departamento de História Económica da Universidade de Lund anuncia uma posição como pós-doutorado em História Económica. A posição é a tempo inteiro.

O pos-doc trabalhará principalmente em um projeto de pesquisa sobre desenvolvimento de longo prazo na África do Sul. Realizará também pesquisas independentes em História Económica. Deve estar disposto a interagir com os alunos e participar activamente nas atividades comuns do Departamento de História Económica.

A posição envolve uma quantidade limitada de ensino e / ou supervisão de Teses de Bacharel e Mestrado. Mais informações sobre a posição e aplicação podem ser encontradas aqui.

XVI Congreso de História Agraria -SEHA

# VII Encontro Rural RePort

Santiago de Compostela, 20-23 de Junho de 2018

Prazo de submissão: 28 de Fevereiro de 2016

A História Rural tem vindo a ultra passar quer o seu foco analítico predominantemente nacional e local, quer uma perspectiva interpretativa demasiado centrada na Europa e no Ocidente. Procurando responder aos desafios globais da investigação em História Rural, e na sequência de um primeiro congresso (Lisboa, 2016), a SEHA e a Rural RePort decidem organizar conjuntamente um novo congresso internacional, que terá lugar em Santiago de Compostela (Galiza), de 20 a 23 de junho de 2018. Mais informação em Português, Inglês e Espanhol, aqui.

 

CICLO DE CONFERÊNCIAS: Novos estudos & novos olhares sobre a cidade: Lisboa do Terramoto à Revolução de Abril

Lisboa, 22 de Fevereiro a 22 de Novembro de 2017

Não se pode dizer que a investigação académica sobre Lisboa alguma vez tenha passado de moda; afirma-se antes como um contínuo olhar sobre a cidade e todos os anos se descobre, no seu espaço e nas suas gentes, motivos para novos estudos. A perspetiva do ciclo de conferências “Novos estudos & novos olhares sobre a cidade: Lisboa do Terramoto à Revolução de Abril” é, por isso, a de renovar esse olhar apresentando, discutindo trabalhos, textos, projetos que têm Lisboa como cenário ou atriz. O ciclo de conferências é organizado por Daniel Alves e Rosa Fina, no âmbito do Instituto de História Contemporânea (IHC). A primeira conferência realiza-se a 22 de fevereiro às 18h, na Sala do Conselho da UACS, e terá como tema "Random-Walks on the plans for the 1755 Lisbon reconstruction. Cities as Complex Systems". Será proferida por David Sousa-Rodrigues (Centre for Complexity and Design, The Open University) e Mafalda Teixeira de Sampayo (CIES-IUL, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Instituto Universitário de Lisboa). Veja o programa das conferências aqui.

More Articles ...